Cruzeiro marca presença no lançamento do Pacto para Política Nacional de Equidade em Aparecida

Na última quarta-feira (22), foi lançado no auditório Cláudio Anísio, em Aparecida, o Pacto para a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Quilombola (PNEERQ).

Cruzeiro marca presença no lançamento do Pacto para Política Nacional de Equidade em Aparecida
Cruzeiro marca presença no lançamento do Pacto para Política Nacional de Equidade em Aparecida (Foto: Reprodução)

Na última quarta-feira (22), foi lançado no auditório Cláudio Anísio, em Aparecida, o Pacto para a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Quilombola (PNEERQ). O evento, coordenado pela Diretoria de Ensino de Guaratinguetá e sediado pela Prefeitura de Aparecida, reuniu 17 secretários municipais de educação, prefeitos, agentes públicos e representantes de coletivos negros da região.

 

A iniciativa apresentou as diretrizes da Política Nacional de Equidade e as ações previstas para 2025. O objetivo é fomentar práticas que promovam a superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo no sistema educacional.

 

Durante o evento, os municípios participantes, que já haviam preenchido o Diagnóstico de Equidade Racial na Educação Escolar, receberam orientações para o planejamento e desenvolvimento de ações voltadas à formação de professores e à implementação de práticas pedagógicas inclusivas.

 

O Ministério da Educação (MEC) prevê investir R$ 1,5 bilhão até 2027 em sete eixos de atuação, beneficiando os 5.570 municípios do país que aderirem à política.

 

A Secretária Municipal de Educação de Cruzeiro, Profª. Drª. Cristiane Fátima Guimarães Silveira Mota, esteve presente no lançamento, reafirmando o compromisso do município com a implementação de políticas públicas que promovam a equidade racial e a inclusão no ambiente escolar.

Comentários (0)