Sabores regionais marcam Fórum de Gastronomia no PIT
A 4ª edição do Fórum da Gastronomia Artesanal começou nesta sexta-feira (27) com grande participação do público e clima de celebração no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) de São José dos Campos.

Já no primeiro dia, centenas de visitantes circularam pelos estandes e aproveitaram a programação que une saberes, sabores e experiências da produção artesanal regional.
Gratuito e aberto ao público, o evento segue até domingo (29), sempre das 11h às 19h, e deve reunir cerca de 10 mil pessoas ao longo dos três dias.
O fórum reúne cerca de 50 expositores de queijos, charcutarias, geleias, pães, azeites, mel e bebidas artesanais — a maioria produzida por empreendedores da RMVale.
Nesta sexta, o clima foi de reencontro entre produtores e consumidores que valorizam o artesanal. O circuito de alimentação — com pizzas, hambúrgueres, paellas e cervejas artesanais — foi um dos espaços mais movimentados do dia.
“Trouxe meus filhos e ficamos boa parte da tarde. É muito mais que uma feira, é uma imersão no que a nossa região tem de melhor. Comprei mel, queijo e ainda provei a um prato na aula-show”, contou a advogada Andreia Ribeiro, moradora de Jacareí.
As aulas-show, ministradas por chefs convidados, também foram destaque neste primeiro dia. As receitas utilizam ingredientes dos próprios expositores, reforçando o elo entre produtores e a gastronomia criativa.
Uma das produtoras presentes Elisandra Muniz de Oliveira, de São José, participa pela segunda vez do evento. Ela conta que começou a produzir pães artesanais, com fermentação natural, no período da pandemia.
“O fórum é importante porque é mais uma vitrine para expor e vender meus produtos. Comecei bem devagar, fui me especializando, fazendo cursos e hoje me dedico inteiramente à produção dos pães”, afirmou.
Comentários (0)